top of page
Buscar
  • Foto do escritorRÁDIO TURMALINA

TURMALINA – A CULTURA LOCAL ESTÁ MAIS TRISTE HOJE.

Nesta segunda-feira (29), os moradores de Turmalina/MG receberam a notícia da morte de uma das mais antigas artesãs do município. Uma das artistas que transformava barro em arte chamada Vitalina Pereira Xavier (conhecida como Titia) faleceu na comunidade onde reside.


Dona Vitalina foi reconhecida no ano passado como parte da primeira geração de Artesãos do Campo Alegre, conforme Dossiê publicado pela Faculdade de Direito Santo Agostinho de Montes Claros. O dossiê transformou o artesanato local em patrimônio cultural.



O trabalho foi coordenado pelo Professor Gilberto Florêncio, que em entrevista para a PONTOCOM – Música & Notícia destacou a importância destes artistas para a arte e a economia local. “O artesão do barro possibilita através das suas peças que um pedacinho do seu território seja levado para outros locais. Isso é um orgulho para todas as pessoas”, disse o professor ao destacar que uma boneca feita por um artesão do município de Turmalina/MG decora um dos salões da Casa Branca em Washington no Estados Unidos.


De acordo com reportagem publicada no portal Conexão Minas Dona Vitalina começou a trabalhar ainda criança. “Nascida em Campo Alegre, comunidade de Turmalina/MG, começou a trabalhar desde muito nova. Aos 12 anos de idade iniciou o trabalho com barro, onde obtinha, na própria riqueza natural da comunidade, matérias primas para produção das peças”, diz o site. Ela trabalhava com artesanato e também com a lavoura. Participou da formação da Associação dos Artesãos e Lavradores de Campo Alegre e passou a sua arte para outras gerações, preservando a cultura do seu povo.

8 visualizações0 comentário
bottom of page